ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Integrado – Requisitos
Descrição
O treinamento da ISO 9001:2015 & ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Integrado (SGI) tem por objetivo a interpretação conjunta dos requisitos das normas para que a organização possa mostrar sua capacidade de fornecer de forma consistente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente com foco na sustentabilidade ambiental, incluindo os requisitos estatutários e regulamentares, com a finalidade de aumentar a satisfação das partes interessadas, de forma sistêmica.
As normas ISO 9001 e ISO 14001, através da sua “abordagem de processo e pensamento baseado no risco”, ajudam na melhoria do desempenho global da organização provendo uma base fundamental para competitividade e iniciativas de desenvolvimento sustentável, dentro do contexto e das necessidades das partes interessadas.
Diferencial do Treinamento
O treinamento é conduzido por um instrutor “Master Trainer” que atua como auditor e consultor nesta norma, tendo realizado consultorias de sucesso na certificação do SGA e SGE em diversas organizações de variados segmentos, com conhecimentos práticos específicos (não apenas sobre conceitos teóricos), facilitando a interpretação e implantação na organização, principalmente na abordagem do levantamento de aspectos e impactos bem como a análise de cumprimento a legislação.
Nosso modelo de treinamento é baseado na metodologia de Bloom com foco na implementação eficaz das cláusulas da ISO 9001 analisando obstáculos comuns e principais não conformidades emitidas em auditorias.
Público Alvo
- Gestores e Profissionais que atuam e estão envolvidos com o Sistema de Gestão,
- Auditores Internos e Auditores de Segunda parte (auditoria em fornecedores) em formação.
Conteúdo
- A composição da norma na estrutura de alto nível HLS (High Level Structure)
- Benefícios de um SGI com base nos Princípios de Gestão da Qualidade e Sustentabilidade,
- A Abordagem de Processo que engloba o Pensamento Baseado no Risco em conjunto com o PDCA,
- A análise do Contexto da Organizacional / Partes Interessadas e a estruturação do sistema (seção 4),
- A Liderança para o direcionamento e suporte ao sistema – Autoridades e Responsabilidades (seção 5),
- O Planejamento como um fator principal para atendimento aos Objetivos (seção 6),
- Gestão de Risco: Análise, Avaliação e Tratamento dos Riscos e Oportunidades
- Gestão de Risco: Identificação dos Aspectos & Impactos, Identificação da Legislação Aplicável e seus respectivos controles
- Planejamento dos Objetivos do SGI e seus respectivos Planos de Ação.
- Gestão de Mudanças – uma abordagem obrigatória,?
- Recursos – identificação e disponibilização para o funcionamento do sistema (seção 7),?
- O conhecimento organizacional como um aspecto adicional à competência,
- Processo de Comunicação Interno e Externo
- A Operacionalização do SGI com base nos controles dos processos provenientes do planejamento e da análise e avaliação de risco (seção 8):
- O relacionamento com o cliente,
- O projeto e o desenvolvimento de produtos e serviços,
- Controles Operacionais Ambientais,
- O relacionamento com fornecedores – seleção e controles,
- O processo de produção e provisão de serviço,
- As regras e os critérios para a liberação de produtos e serviços,
- O gerenciamento de produtos e serviços não conformes.
- Preparação e Resposta a Emergências
- Avaliação de desempenho (seção 9):
- Monitoramento, medição, análise e avaliação do SGI,
- Atendimento aos Requisitos Legais e o desempenho em relação à satisfação do cliente,
- Avaliação de conformidade,
- O processo de auditoria interna,
- A análise crítica da direção,
- A Melhoria de um SGI, que também inclui a correção e a melhoria contínua (seção 10),
- Exercícios de fixação.
Material do Treinamento: Uma apostila será disponibilizada para suporte ao treinamento.
Certificados: Os certificados estarão disponíveis após o término do treinamento.
INSCRIÇÃO: R$ 1.063,00
Carga horária: 16 horas
